Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: C:\Users\Ervas\Desktop\ervas e doencas\aborto_arquivos\image001.jpg

Voltar a pagina inicial

Calmante 

Fone 43 3325 5103

Descrição: Descrição: Chá

Chás naturais e poderosos para acalmar e relaxar!

Seria bom se a vida da gente corresse sempre no ritmo regular e perfeito que se quer, não é mesmo? Mas, quem diz que as coisas são sempre como se quer? Até tiraria um pouco da graça de viver, afinal, precisamos de doses de desafio para nos superarmos, lutarmos e aprendermos a cada dia.

Mas, que o estresse e a ansiedade perturbam quando as coisas estão complicadas, ah, isso sim! Em alguns casos, outros efeitos nos “derrubam”, como dor de cabeça, enjôos e até diarreia e vômito por causa do nervoso!

Por isso, apesar dessas situações de nervosismo ou ansiedade, precisamos sempre ter em mente que as coisas boas não duram para sempre, mas as ruins também não! E, além disso, dispomos de muitos remédios naturais capazes de nos proporcionar alívio, relaxar um pouco e evitar que se percam noites de sono, ou que os sintomas do estresse nos atinjam.

Então, já sabe, faça um pequeno estoque de ervas e, quando a ansiedade chegar, beba uma xícara de chá, de preferência imaginando só coisas boas, pensando em outras coisas bem distantes de seu problema. Você verá o quanto isso funciona!

HÁ CALMANTE DE ERVA CIDREIRA (melissa ou citronela)

Erva Cidreira | Imagem: Reprodução

O nome erva cidreira comumente é confundido com outro chá, que também é calmante, chamado capim limão (falsa erva cidreira ou capim cidreira). Os dois chás podem ser usados para acalmar.

– Ferva uma xícara de água, junte 1 colher de sopa de folhas de cidreira picadas e deixe em infusão, tampado por 10 minutos. Coe e tome uma xícara desse chá três vezes ao dia.

Esse chá, além de calmante, tem poder analgésico e pode ser usado para curar dor de cabeça.

Descrição: Descrição: Erva cidreira

CHÁ CALMANTE DE MARACUJÁ

Descrição: Descrição: Maracujá

Maracujá | Imagem: Reprodução

CHÁ DE CAMOMILA

Descrição: Descrição: Camomila

 

Todos conhecemos o poder calmante deste chá! É um dos mais usados quando se trata de acalmar os nervos, além de muitas outras aplicações.

1.     Ferva uma xícara de água, coloque o chá de camomila, pode ser ‘in natura’, com sementes, flores e folhas, ou até os comprados em caixas.

2.     Deixe em infusão por cinco minutos, coe, se for necessário, e beba.

3.     Pode ser bebido várias vezes ao dia.

Este chá, além de tranquilizar, acalma os sintomas estomacais que possam vir do estresse, como dor de estômago ou enjoos.

– Ferva uma xícara de água, junte: 1 colher de sobremesa de folhas de maracujá, 1 colher de sobremesa de melissa (ou erva cidreira) e deixe em infusão por alguns minutos. Tome uma xícara, três vezes por dia.

Um bom calmante natural é a passiflora incarnata também conhecida como flor do maracujá pois esta planta medicinal possui propriedades sedativas que ajudam a acalmar a ansiedade e que favorecem o sono, deixando o indivíduo mais calmo, sereno e tranquilo. 

Ele pode ser encontrado na forma de suplemento alimentar em farmácias, drogarias e lojas de produtos naturais, com o nome de Pasalix e Passiflorine,  mas apesar de poder ser comprado sem receita médica, só deve ser utilizado sob orientação do médico. Geralmente os médicos aconselham a toma de 1 ou 2 cápsulas ao dia, dependendo da necessidade, contudo não deve ser utilizado durante a gravidez e em caso de pressão baixa.

Calmante natural para bebês

Um bom calmante natural para bebês é o chá de camomila com erva doce, que além de acalmar e favorecer o sono, auxilia no combate aos gases que provocam cólicas principalmente nos primeiros meses de vida da criança. 

Existe um suplemento alimentar chamado funchicória que contém estas plantas medicinais e pode ser utilizado como calmante natural para bebês e recém nascidos, mas apesar de poder ser comprado sem receita médica só deve ser utilizado com o conhecimento do pediatra da criança.

Uma outra opção de calmante natural para bebês com mais de 6 meses, que já tenham iniciado a alimentação diversificada é o suco natural de maracujá. Basta bater no liquidificador a polpa de 1 maracujá com 1 copo de água, coar e depois oferecer ao bebê ou a criança cerca de meio copo.