Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: C:\Users\Ervas\Desktop\ervas e doencas\aborto_arquivos\image001.jpg

Voltar a pagina inicial

Anti-séptica

Fone 43 3325 5103

Mil e uma utilidades

As propriedades do milenar vinagre estão chegando ao conhecimento do grande público. O Instituto do Vinagre dos Estados Unidos desenvolve nos últimos anos uma intensa campanha para mostrar à população americana que o vinagre é um multiproduto, com largas aplicações na alimentação, saúde e higienização de ambientes. No Brasil, a Associação Nacional das Indústrias de Vinagre (Anav) também divulga nacionalmente os benefícios do vinagre para a saúde das pessoas.

ANTIGUIDADE - No âmbito da saúde, a utilização do vinagre remonta à história antiga. Um antigo texto médico assírio recomendava o uso do vinagre para o tratamento dos males do ouvido. No ano de 400 AC, Hipócrates, considerado o pai da Medicina, utilizava o vinagre para tratar seus pacientes. Este anti-séptico natural foi uma das primeiras substâncias a serem usadas como medicamento. Nos tempos biblícos, o vinagre era utilizado para cobrir e tratar ferimentos infeccionados.

O chamado "Vinagre dos Quatro Ladrões", remonta ao tempo da grande peste ocorrida na Europa. Dizem que em Toulouse, quatro ladrões pilharam os lares das vítimas da peste de 1628 a 1631, sem que fossem afetados pela doença. Depois de presos e condenados à morte, os juízes os fizeram confessar o segredo de suas imunidades à peste. Eles simplesmente molhavam as mãos e o rosto com um vinagre contendo absinto, arruda, alfazema, menta, alecrim, rainha-dos-prados e manjerona.

O vinagre evitou infecções graves e exatamente por isso, também evitou que muitos soldados morressem durante a guerra civil nos Estados Unidos. O vinagre era regularmente utilizado para desinfeccionar os ferimentos.

SOLUÇÃO DE VINAGRE E ÁGUA - Historicamente, as infecções do rosto, dos ouvidos e ao redor dos olhos eram tratadas com uma solução de vinagre e água. É um tratamento eficaz pois o vinagre é anti-séptico e antibiótico (ele contém bactérias úteis que são destruidoras de muitos microorganismos nocivos).

Para alívio de coceiras na pele, pode-se aplicar vinagre com algodão. Se as coceiras forem perto dos olhos ou em locais sensíveis, dilua o vinagre na proporção de 4 volumes de água para 1 volume de vinagre. Para um tratamento corporal completo, coloque dois a três copos de vinagre na água do banho.

Para aliviar a sensação de queimadura após a exposição ao sol, recomenda-se um banho com água morna contendo um copo de vinagre de maçã.

Um dos motivos pelos quais o vinagre é tão salutar no tratamento das afecções da pele é que o seu PH é quase o mesmo que o de uma pele saudável. Sendo assim, uma aplicação de vinagre ajuda a regularizar o PH da superfície da pele.

DIGESTÃO - O vinagre é muito semelhante às substâncias químicas naturalmente secretadas no estômago e por isso, ele tem fama de facilitador da digestão. Aqueles que usam regularmente o vinagre consideram que os cortes, escoriações e queimaduras saram mais depressa.

Muitos consideram que o vinagre é capaz de atacar e matar bactérias nocivas que possam ter invadido o tubo digestivo, o que diminue os riscos de infecções sangüíneas.

Alguns médicos sugerem que se empregue regularmente o vinagre para evitar intoxicações alimentares. A posologia habitual é de uma colher de sopa de vinagre, que deve ser tomada meia hora antes das refeições. O vinagre pode ser misturado em um copo com água, ao suco de legumes ou qualquer outra bebida não alcoólica. Algumas pessoas acrescentam um pouco de mel para lhe dar um gosto mais agradável.

Para melhorar a digestão dos grãos das leguminosas e desta forma reduzir a flatulência, também se usa vinagre. Acrescenta-se um pouco de vinagre na panela que estiver sendo cozinhado o feijão; o que vai deixá-lo mais macio e fácil de ser digerido.

RADICAIS LIVRES - O envelhecimento, os problemas cardíacos, o câncer e a catarata são em parte causados pelos radicais livres. Quando em excesso no interior das células, os radicais livres podem alterar os cromossomos e provavelmente são responsáveis por muitas das mudanças físicas associadas ao envelhecimento. Em uma célula saudável, os radicais livres produzidos não são prejudiciais. Os radicais livres extracelulares são sempre prejudiciais e podem ser combatidos por antioxidantes. O betacaroteno, um carotenóide encontrado principalmente na cenoura, mas também no vinagre é um poderoso antioxidante.

Os carotenóides estão naturalmente presentes nos vegetais, tais como as maçãs. O betacaroteno do vinagre apresenta-se sob uma forma natural de fácil assimilação.

Um exemplo do modo pelo qual este antioxidante contibui para uma boa saúde é a maneira pela qual ele protege os olhos contra a catarata. O desenvolvimento da catarata está associado à oxidação do cristalino. Isso acontece quando os radicais livres alteram a sua estrutura. Pesquisas demostram que uma alimentação rica em antioxidantes diminui os riscos de formação da catarata.

Existe também uma correlação entre uma alimentação rica em betacaroteno e a diminuição dos riscos de se contrair câncer. Pesquisas apontam que o betacaroteno diminui os riscos de se contrair câncer. O betacaroteno não apenas protege contra o câncer, mas aumenta bastante a resistência do organismo. Ele ataca os radicais livres que interferem com a imunidade do organismo. Os carotenóides são também as matérias-primas que o organismo precisa para produzir a vitamina A, um outro poderoso antioxidante. Eles atuam juntos para proteger contra os cânceres associados aos agentes químicos. Quando há falta de vitamina A, o organismo fica particularmente sensível aos cânceres do aparelho respiratório, da vesícula e do cólon.

Por isso que há muito tempo, se recomenda ingerir diariamente uma colher de café de vinagre em um copo grande de suco de legumes. Em vista dos atuais conhecimentos a respeito de fibras alimentares e do betacaroteno, essa recomendação é bastante profilática.

CARÊNCIA DE FERRO - As crianças, os adolescentes e as mulheres que desejam engravidar devem consumir quantidades generosas de alimentos ricos em ferro.

Os grandes consumidores de aspirina devem ter uma dieta alimentar rica em ferro. A aspirina frequentemente causa perda de sangue intestinal, o que pode resultar em carência de ferro.

Uma velha solução para remediar a falta de ferro é cozinhar em panelas de ferro. Durante o cozimento um pouco de ferro se infiltra nos alimentos. Quando mais alto o teor ácido dos alimentos, mais eles absorvem o ferro. O acréscimo de um pouco de vinagre às carnes, molhos e cozidos, aumenta o seu teor ácido. Isso aumenta a quantidade de ferro que se desprende da panela. Para combater a anemia o corpo necessita de ferro, vitamina B 12, do ácido fólico e de uma extensa gama de alimentos nutritivos. O vinagre contém muitos destes elementos, com uma forma fácil de ser digerida e absorvida pelo organismo.

EFEITOS BENÉFICOS - O vinagre, especialmente o de maçã, também é indicado para os tratamentos de: artrite, asma, cãibras, calos, caspa, colesterol, cravos e espinhas, digestão difícil, dores de garganta, cabeça e estômago, entre outras.

HIGIENE - A entidade explica que o vinagre também pode ser usado de forma eficiente e mais barata, na limpeza e higienização de ambientes, tanto em residências, como em laboratórios e hospitais.

Fontes de Pesquisas: L'Aceto - F. Mecca e R. Andreotti; Aromatherapie - Dr. Jean Valnet - Maloine Editeur - 1973 e Fresh Vegetable and Fruit Juices - Dr. Norman W. Walker - Norwalk Press - 1978.