Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: C:\Users\Ervas\Desktop\ervas e doencas\aborto_arquivos\image001.jpg

Voltar a pagina inicial

Cálculos

Fone 43 3325 5103

Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Remédios caseiros para dissolver os cálculos renais

Remédios caseiros para dissolver os cálculos renais

Para prevenir a formação de cálculos, é muito importante beber 8 copos de água por dia e limitar o consumo de proteínas, sódio e açúcar.

As pedras nos rins (como são chamadas popularmente) são realmente muito dolorosas e não tem um momento especial para “aparecerem”.

Formadas por sais minerais e ácidos que se acumulam no aparato urinário quando não é possível processar as toxinas de maneira adequada, os cálculos renais podem ser eliminados por meio de vários remédios caseiros ou ervas diuréticas.

Alguns dados sobre os cálculos renais

Outro motivo para a formação de cálculos renais é quando a urina está muito concentrada. Então, os minerais que a formam se cristalizam e como consequência, “criam uma pedra”. Esse processo gera muita dor, principalmente no momento de expulsar as pedras pelo trato urinário.

Segundo alguns estudos, os homens sofrem mais de cálculos renais do que as mulheres, principalmente entre os 20 e 40 anos. Existe uma grande relação entre esses pacientes e os que sofrem de gota.

O melhor método para prevenir a formação de pedras nos rins é beber 8 copos de água diariamente, em muitos casos há uma tendência, ou pré-disposição em algumas pessoas a apresentarem esse problema e por isso tratamentos adicionais se fazem necessários.

Para evitar que ocorram, é preferível diminuir o consumo de chocolate, café, refrigerantes

 beterraba, nozes, espinafre, morango, chá e gérmen de trigo, já que esses alimentos contêm elementos que poderiam ajudar na formação de pedras nos rins.

A erva chapéu de couro ajuda a dissolver os cálculos fazendo com que elas saiam na urina.

Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: http://vidadequalidade.org/wp-content/uploads/2013/02/calculo-renal-pedra1.jpg

Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Remédios naturais para dissolver cálculos renais

Remédios naturais para dissolver cálculos renais

Um cálculo renal ou uma pedra no rim é um depósito de cristais de minerais que se acumulam no rim ou no trato urinário; é uma doença muito dolorosa, que provoca dor abdominal, na lateral inferior das costas e nos rins, produz náuseas e vômitos, vontade frequente de urinar, ardor, dor nos órgãos genitais e sangue na urina.

Para combater os cálculos renais e ajudar a dissolvê-los, existem vários remédios naturais. E é sobre alguns deles que falaremos agora!

 

REMÉDIOS DIETÉTICOS

ÁGUA

Beber água em grande quantidade é muito importante para manter a urina diluída e, assim, ajudar a eliminar as pedras do rim.

Se não consumirmos água o suficiente, o organismo se desidratará e consumirá os líquidos dos tecidos; isso pode gerar ácido úrico e formar um sedimento cristalizado no rim, por isso, é imprescindível nos manter hidratados para ajudar na limpeza dos rins.

VINAGRE ORGÂNICO DE CIDRA DE MAÇÃ

Esse vinagre não contém pesticidas, nem produtos químicos, diferente de outros vinagres não orgânicos, e ajuda a criar um ambiente alcalino ao aumentar o pH, o que evita que o ácido úrico se cristalize, ajudando também a dissolver as pedras já existentes.

Além disso, o vinagre orgânico contém altos níveis de potássio, benéfico para os rins. Adicione 2 a 4 colheres de sopa de vinagre em 300 ml de água, isso ajudará a alcalinizar o sistema e ajudará a dissolver os cálculos renais.

LIMÃO

O limão ajuda a dissolver os cálculos renais, devido ao seu alto teor em citrato (ácido cítrico), e também é rico em potássio; aumenta o pH da urina, por ser levemente alcalino, e ajuda a manter limpo o rim.

Recomenda-se beber todos os dias 2 litros de água, misturados com suco de 2 ou 3 limões, ao longo do dia.

REMÉDIOS À BASE DE PLANTAS

Existe uma variedade de plantas medicinais que podem ajudar a dissolver os cálculos renais e reduzir a dor.

DENTE DE LEÃO

A raiz do dente de leão mantém os órgãos internos limpos e livres dos cálculos, é um excelente diurético, visto que ajuda na eliminação das pedras por meio da urina com maior frequência.

Tome 1 colher de sopa de raiz de dente de leão em uma infusão quente a cada 15 ou 20 minutos, isso pode aliviar a dor e prevenir os cálculos renais.

Se misturar ½ colher de sopa de raiz de dente de leão, com ½ colher de sopa de raiz de cascalho, a dor poderá reduzir e amolecer a pedra, tornando mais fácil sua eliminação.

Porém, cuidado! Consulte seu médico antes de utilizar a raiz de cascalho, pois ela pode interagir com vários medicamentos, principalmente com o lítio.

URTIGA

Essa planta ajuda a tratar infecções urinárias e reduzir inflamações na bexiga, mostrando-se de grande ajuda para quebrar as pedras nos rins. A infusão de urtiga, se consumida ao longo do dia, ajudará a manter o sangue limpo.

As urtigas têm má fama, sua manipulação é um tanto molesta, afinal, provoca irritação na pele. Porém, esse efeito desaparece após seu cozimento, mas, antes do cozimento, basta utilizar uma luva para manipulá-la.

Cuidado! Sua infusão e consumo são contra indicados para mulheres grávidas e pessoas com edemas de origem cardíaca ou edemas causados propriamente por problemas renais, além de pessoas que apresentam intolerância gástrica manifestada através de náuseas e vômito.

É indicada para várias doenças, mas nesse caso, principalmente para ácido úrico e problemas das vias urinárias, quando não houver edemas.

BARDANA

Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: bardana

Devido ao seu teor de insulina, ela pode ajudar a dissolver as pedras nos rins, além de prevenir a formação de novos cálculos; é um excelente diurético. Recomenda-se tomar um litro de infusão quente de raiz de bardana ao longo do dia.

UVA-URSINA

Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: uvaursi

A infusão de uva-ursina, tomada várias vezes ao dia, também ajuda na dissolução dos cálculos renais e reduz o ácido úrico; é um excelente diurético, que aumenta o fluxo de urina e a torna mais alcalina.

Imagem oferecida por Frabisa

Tratamentos naturais para pedras nos rins

As pedras nos rins (também conhecidas como cálculos renais) são formações à base de fosfato, sais de cálcio e até de cristais de ácido úrico.

Estas pedras que se formam podem-se fixar na zona do rim e quando se desprendem e obstruem a passagem da urina pela uretra, acabam por causar dores que, por vezes, pode ser muito intensas, denominadas de cólicas renais.

As pedras nos rins podem apresentar diferentes tamanhos e devem ser tratadas. As maiores podem exigir uma intervenção cirúrgica, enquanto as mais pequenas pode ser eliminadas pela urina.

Existem tratamentos naturais que ajudam a eliminar as pedras nos rins. Confira-os já de seguida.

Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: http://vidadequalidade.org/wp-content/uploads/2013/02/calculo-renal-pedra1.jpg

Principais causas

Entre as principais causas para a formação de pedras ou cálculos renais podem estar uma alimentação muito rica em proteínas e cálcio (consumo de lacticínios), problemas de origem hormonal, metabólicos ou até lesão renal. Beber quantidade insuficiente de água por dia também pode potenciar a formação destes cálculos.

Sintomas

Enquanto os cálculos permanecem nos rins não costumam provocar dor, a menos que já sejam de um tamanho considerável. A dor surge quando se começam a deslocar através da uretra, dos rins até à bexiga, acabando por causar feridas no trajecto e retendo a urina.  Também pode causar dor ao urinar e sangue na própria urina.

Tratamentos naturais

Alguns tratamentos naturais e plantas medicinais prestam auxílio no tratamento de pedras nos rins ou cálculos renais.

É o caso da planta Quebra-Pedra (de nome científico Phyllanthus niruri L.). Esta planta tem propriedades diuréticas, aperientes (abre o apetite), analgésicas, de relaxante muscular e anti-infecciosas.

Tratamento com quebra-pedra

Prepara-se o chá por fervura durante 10 minutos, de 30 a 40 g da planta fresca, ou 10 a 20 g da planta seca para 1 litro de água. Filtre o chá para remover as folhas. Pode conservar o preparado no frigorifico até o dia seguinte. Toma-se uma chávena de cada vez, 3 vezes ao dia. (não ultrapasse as dose recomendada e evite um uso muito prolongado sem pausas).

 

Outra planta que poderá usar no tratamento de pedras de rins ou cálculos renais é o funcho, que deverá ser tomado na forma de infusão.

Tratamento com funcho

Faça a infusão com meia colher de chá de sementes de funcho moídas para uma chávena de água a ferver. Deixe repousar por cerca de 10 minutos e filtre com um coador, de modo a separar os restos de semente. Esta infusão deve ser tomada 3 vezes ao dia, uma dose igual a uma chávena de cada vez.

Medidas complementares

Adicionalmente a estes tratamentos naturais para as pedras nos rins ou cálculos renais deverá também mudar algumas rotinas, especialmente a nível de alimentação.

  • Aconselhamos que beba bastante água, pelo menos 8 copos de água por dia.
  • E que coma muita fruta fresca, especialmente melão, melancia e limão.