Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: C:\Users\Ervas\Desktop\ervas e doencas\aborto_arquivos\image001.jpg

Voltar a pagina inicial

Queimaduras 

Fone 43 3325 5103

Remédio caseiro para queimaduras

 

Um excelente remédio caseiro para queimaduras é a casca da banana, pois alivia a dor e evita a formação de bolhas. Mas outras boas opções são a babosa e a alface.

Antes de utilizar um remédio caseiro o mais importante é retirar as roupas sobre o local, desde que não estejam coladas à ferida, e colocar a pele queimada debaixo de água gelada durante cerca de 20 minutos.

Remédio caseiro para queimaduras com banana

O remédio caseiro para queimaduras com banana é uma ótima forma de acelerar a cicatrização e evitar bolhas, porque a casca da banana possui uma substância chamada leucocianidina que é muito utilizada no tratamento de feridas e queimaduras.

Ingrediente

1 casca de banana

Modo de preparo

Colocar a parte interna da casca da banana sobre a queimadura e depois cobrir com uma gaze esterilizada. Substituir a casca, se necessário, ao fim de 2 horas. Repetir o procedimento várias vezes ao dia.

Remédio caseiro para queimaduras com babosa

O cataplasma de babosa é um excelente remédio caseiro para queimaduras porque esta planta possui, no interior das suas folhas, um gel que é hidratante e calmante para a pele, que ajuda na cicatrização e na redução da dor da queimadura.

Ingrediente

1 folha de babosa

Modo de preparo

Retirar os espinhos e cortar a folha ao meio, no sentido do comprimento. Depois raspar o gel, que se encontra no interior da folha, e colocá-lo sobre uma compressa ou gaze esterilizada, cobrindo a pele a seguir. Este cataplasma deve ser trocado pelo menos 2 vezes por dia.

Remédio caseiro para queimaduras com alface

Um bom remédio caseiro para queimaduras é o cataplasma de alface, principalmente em caso de queimadura do sol, pois esta é uma verdura com propriedades que ajudam a rejuvenescer a pele e a aliviar os sintomas da queimadura devido a sua ação analgésica.

Ingredientes

3 folhas de alface

2 colheres (de sopa) de azeite

Modo de preparo

Macerar as folhas de alface com o azeite e depois colocar a mistura numa compressa esterilizada e aplicar sobre a queimadura. O cataplasma deve ser trocado 2 vezes por dia.

Estes remédios caseiros estão indicados para tratar queimaduras leves e de pequenas dimensões, porque as queimaduras mais graves necessitam de cuidados médicos.

Pomada caseira para queimadura

Uma boa pomada caseira para queimadura é a de agrião com vaselina porque ela ajuda a aliviar a dor e também evita a formação de bolhas.

Ingredientes

  • 2 colheres de vaselina líquida
  • 2 colheres de suco de agrião

Modo de preparo

Para preparar esta pomada para queimaduras leves e de segundo grau passe o agrião pela centrifuga e misture o seu suco com a a vaselina até que fique uma mistura uniforme. Passe esta loção na região queimada de 3 a 4 vezes ao dia, até que a região esteja devidamente cicatrizada.

Esta pomada deve ser guardada em recipiente fechado e escuro dentro da geladeira por no máximo 15 dias.

Curativo para queimadura

PUBLICIDADE

(Médica)

O curativo para queimaduras de primeiro grau e das pequenas queimaduras de segundo grau pode ser feito em casa, utilizando compressas frias e sulfadiazina de prata. Já o curativo para queimaduras de terceiro grau deve ser sempre feito no hospital ou no centro de queimados porque são graves e necessitam de cuidados especiais para evitar infecções.

Curativo para queimadura de 1º grau

Para o curativo de queimaduras de 1º grau é recomendado:

  • Lavar imediatamente o local queimado com água fria e sabão neutro por mais de 5 minutos para resfriar a pele e para que fique limpa e livre de microrganismos;
  • Nas primeiras horas aplicar uma compressa de água potável gelada, trocando sempre que ela já não estiver fria;

·         Aplicar uma fina camada de um bom creme hidratante para hidratar a pele, mas evitar a vaselina.

As queimaduras de sol, geralmente, são uma queimadura de primeiro grau e o uso de uma loção pós-sol, como o Caladryl, em todo corpo, pode ajudar a aliviar a dor e evitar que a pele descame. É importante também usar protetor solar e evitar a exposição ao sol.

Descrição: Curativo para queimadura

 

Curativo para queimadura de 2º grau

O curativo para pequenas queimadura de 2º grau pode ser feito em casa, seguindo os seguintes passos:

  • Lavar da região queimada com água e sabão neutro por mais de 10 minutos para limpar a região e diminuir a dor;
  • Rompimento das bolhas com uma agulha esterilizada;
  • Aplicação de uma gaze com creme de sulfadiazina de prata a 1% para o curativo oclusivo;
  • Enfaixar o local cuidadosamente com uma atadura.

Nas queimaduras maiores que a da imagem a seguir, o mais indicado é procurar atendimento médico.

Descrição: Curativo para queimadura

 

Após a cicatrização, para evitar que a região queimada fique manchada é aconselhado passar um protetor solar acima de 50 FPS e proteger a área do sol.

Curativo para queimadura de 3º grau

O curativo para queimaduras de 3º grau é sempre feito no hospital ou no centro de queimados e pode seguir os seguintes passos:

  • Banho com água corrente abundante e sabão neutro por 20 a 30 minutos;
  • O médico ou enfermeiro deverá limpar toda a região, retirando toda a pele queimada;
  • Aplicação de medicamentos por toda a área queimada.

Neste caso, o indivíduo deverá permanecer internado e pode necessitar de enxertos de pele.

Na presença de dúvida sobre a profundidade e gravidade da queimadura, deve-se procurar ajuda médica especializada ligando para os números 190 (Bombeiros) ou 0800 707 7575 (Instituto Pró-queimados).