Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: C:\Users\Ervas\Desktop\ervas e doencas\aborto_arquivos\image001.jpg

Voltar a pagina inicial

Rachaduras nos mamilos

Fone 43 3325 5103

Rachaduras nos mamilos durante a amamentação

Fissuras quase sempre são desencadeadas pela pega errada do bebê ou pela sucção ineficiente. Conheça a seguir algumas medidas para que isso não aconteça.

Descrição: Cuidados com os seios

No início da amamentação, os mamilos podem ficar avermelhados, sensíveis e com pequenas rachaduras. Essas lesões, conhecidas como fissuras, são um incômodo para as mulheres, pois causam dor e dificuldades na hora de alimentar o bebê. Quase sempre elas são desencadeadas pela pega errada da criança ou pela sucção ineficiente. Alguns cuidados podem ajudar a evitá-las. Saiba como:

  • Posicione o bebê corretamente durante a amamentação;
  • Não lave o mamilo com frequência. A água pode retirar a proteção natural da pele;
  • Evite usar cremes e sabonetes sobre o mamilo. "A mãe pode até usar algum creme, geralmente, à base de semente de uva, para evitar estrias na mama. Porém nunca no mamilo", orienta a enfermeira Márcia Regina da Silva, encarregada do curso para gestantes do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo;
  • Após a mamada, tire o bebê do peito com cuidado. Se ele estiver dormindo e você puxá-lo, o pequeno poderá morder o mamilo por reflexo. "O indicado é colocar o dedo no canto da boquinha, entre a língua e o mamilo, e depois tirar delicadamente a criança", ensina Márcia Regina.

A fissura já apareceu?

A recomendação é continuar amamentando e, após cada mamada, passar o próprio colostro no mamilo e na aréola, deixando-os secar ao ar livre. Se o tempo estiver frio ou úmido, você pode usar outra fonte de luz, como uma lâmpada de 40W, a 30 cm de distância. "O colostro tem uma ação bactericida e hidratante e manter os mamilos secos é fundamental para a boa cicatrização", explica a consultora em amamentação Lívia Teixeira, do Consultório de Aleitamento Materno, na capital baiana.

Conchas e bicos de silicone

"As conchas evitam o atrito com o tecido do sutiã, o que pode causar dor e dificultar a cicatrização", acrescenta a especialista. Atenção: elas devem ter a base de silicone para não machucar e furos para garantir a ventilação dos mamilos. Banhos de sol de 10 a 15 minutos, das 7 às 10 horas e após as 15 horas, são indicados tanto para prevenir como para tratar as fissuras. Já o uso de protetores de silicone (bicos de plástico colocados sobre o mamilo) é contra-indicado. Segundo os médicos, além de não serem eficientes para evitar a fissura, atrapalham a pega do bebê, que pode passar a sugar menos leite.

 

O QUE SÃO AS FISSURAS?

São rachaduras. Elas podem acontecer na base do mamilo, no bico do mamilo, na lateral do mamilo ou em várias localizações ao mesmo tempo. Deixam o mamilo extremamente sensível, causando muita dor durante a amamentação. Às vezes a dor é tão intensa que a mãe chora durante a mamada.

.

POR QUE OCORREM?

As fissuras ocorrem quando os profissionais de saúde falham em orientar corretamente as mães ou quando as mães não têm interesse nas orientações. O resultado é uma pega incorreta durante amamentação, a utilização de produtos que ressecam a mama ou então outros fatores que levam às rachaduras. A pega incorreta é o principal vilão. Quando o bebê pega errado, o peito sai machucado.

.

Principais Causadores:

• Pega incorreta durante a mamada.
• Uso de produtos que causam ressecamento.
• Uso impróprio de bombas de sucção.
• Finalização inadequada da mamada.

.

Descrição: Amamentando na Africa

.

O QUE FAZER?

Há várias coisas que você pode fazer para aliviar a dor e evitar que a situação piore.

..1 - Continue amamentando.
..2 - Comece a mamada pelo lado menos doloroso.
..3 - Dê o peito com mais frequência.
..4 - Ordenhe e massageie um pouco as mamas antes de oferecer ao bebê.
..5 - Use compressas mornas um pouco antes da mamada.
..6 - Verifique se a técnica de amamentação está adequada.
..7 - Verifique se a pega do bebê está correta.
..8 - Durante a mamada, coloque o bebê em diferentes posições.
..9 - Ao tirar o bebê do seio, sempre abra a boquinha dele com seu dedo.
10 - Após a mamada, coloque gotas do seu leite na aréola e mamilos.
11 - Após a mamada, deixe o seio secar ao ar livre.
12 - Não utilize produtos de limpeza nas aréolas.
13 - Não lave os mamilos muitas vezes ao dia. Lave pouco.
14 - Dê banho de sol nas mamas pela manhã (15 minutos).
15 - Evite ao máximo o uso de protetores de silicone.
16 - Cremes e cicatrizantes não são recomendados..

Caso não esteja obtendo melhoras, procure um ginecologista, não demore muito para procurá-lo. Quanto mais cedo você começar a tratar, mais fácil e mais rápida será a recuperação.