Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: C:\Users\Ervas\Desktop\ervas e doencas\aborto_arquivos\image001.jpg

Voltar a pagina inicial

Urinárias, doenças, retenção

Fone 43 3325 5103

Retenção urinária aguda e crônica - O que é causas

O que é retenção urinária

A retenção urinária é a incapacidade de esvaziar a bexiga. Existe a retenção urinária aguda e a crônica.

O que é retenção urinária aguda

Com a retenção urinária aguda a pessoa não consegue urinar, mesmo com a bexiga cheia. Retenção urinária aguda é uma emergência médica que requer pronto atendimento.

PUBLICIDADE

O que é retenção urinária crônica

Pessoas com retenção urinária crônica podem ser capazes de urinar, mas têm problemas para começar o fluxo de urina ou esvaziar a bexiga completamente. A pessoa com retenção urinária crônica pode:
* Urinar freqüentemente.
* Ter necessidade urgente de urinar, porém não conseguir muito quando vai ao toalete.
* Sentir que ainda tem vontade mesmo depois de urinar.

A retenção urinária crônica pode não parecer uma ameaça à vida, mas pode ocasionar sérios problemas e deve receber atenção de um médico.

Quem tem maior probabilidade de ter retenção urinária

Todos podem sofrer retenção urinária, porém ela é mais comum em homens nos seus 50 e 60 anos por causa do aumento da próstata. A mulher pode experimentar retenção urinária se a bexiga inclinar ou mover para fora da posição normal, uma condição chamada cistocele. A bexiga também pode ser movida para fora da posição normal pelo deslocamento da parte inferior do cólon, uma condição chamada retocele. Pessoas de todas as idades e ambos os sexos podem ter doenças os danos nos nervos que interferem com o funcionamento da bexiga.

PUBLICIDADE

Causas da retenção urinária

A retenção urinária pode ser causada por obstrução do trato urinário ou por problemas nervosos que interferem nos sinais entre o cérebro e a bexiga. 

Causas da retenção urinária - Doença nos nervos ou lesão na medula espinhal

Muitos eventos e condições médicas podem danificar os nervos e caminhos nervosos. Se os nervos não estiverem funcionando apropriadamente, o cérebro pode não receber a mensagem que a bexiga está cheia. Mesmo que a pessoa saiba que está com a bexiga cheia, o músculo que trabalha segurando a urina pode não receber o sinal que é hora de relaxar. Musculatura da bexiga fraca também pode causar retenção urinária.

Causas da retenção urinária - Aumento da próstata

Com o avançar da idade, o homem pode ser aumento da sua próstata. Isso é chamado hiperplasia prostática benigna. À medida que a próstata aumenta, ela pode pressionar contra a uretra. Como resultado, a parede da bexiga fica mais grossa e irritável. A bexiga começa a contrair mesmo quando contém pouca urina, causando urinação mais freqüente. Eventualmente, a bexiga enfraquece e perda a capacidade de esvaziar completamente.

Causas da retenção urinária - Infecção

As infecções podem causar inchaço, irritação ou inflamação. Uma infecção no trato urinário pode causar retenção urinária se a uretra ficar inflamada e o inchaço a fechar.

Causas da retenção urinária - Cirurgia

Durante cirurgia, anestesia é freqüentemente administrada para bloquear os sinais de dor, e fluido é dado intravenosamente para compensar possíveis perdas de sangue. Essa combinação pode resultar em bexiga cheia com prejuízo da função nervosa. Conseqüentemente, muitos pacientes têm retenção urinária depois de cirurgia.

Causas da retenção urinária - Medicação

Muitos medicamentos funcionam acalmando sinais nervosos superativos. Esses medicamentos podem ocasionar retenção urinária.

Causas da retenção urinária - Pedra na bexiga

Uma pedra formada em algum local do trato urinário pode ficar alojada na bexiga. Se a pedra for grande o suficiente, pode bloquear a abertura para a uretra.

Causas da retenção urinária - Cistocele e Rerocele

Uma cistocele ocorre quando a parede entre a bexiga da mulher e sua vagina enfraquece e permite que a bexiga tombe para dentro da vagina. A posição anormal da bexiga pode fazer com que urina fique presa. Na retocele, o reto tomba para dentro da parede da vagina. 

Causas da retenção urinária - Constipação

As fezes duras no reto podem pressionar contra a bexiga e uretra, causando o seu fechamento, principalmente de retocele estiver presente.

Causas da retenção urinária - Estenose uretral

Uma estenose é o estreitamento ou fechamento de um tubo. Homens podem ter estreitamento da uretra, geralmente causada por cicatrização após trauma ao pênis. Infecção é uma causa menos comum de estenose uretral.