Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: C:\Users\Ervas\Desktop\ervas e doencas\aborto_arquivos\image001.jpg

Voltar a pagina inicial

Rouquidão 

Fone 43 3325 5103

Tratamento caseiro para rouquidão

Rouquidão

A voz é um dos instrumentos preciosos que temos, seja para nos expressarmos no dia a dia, sejam as pessoas que dependem da voz para garantir seu sustento, como cantores, palestrantes, entre outros, todos nós necessitamos ter uma voz clara e facilmente audível.

Quando acontece alguma alteração, como um problema de garganta, que deixa nossa voz rouca, podemos tratá-lo com remédios caseiros bastante eficientes!

Veja alguns desses tratamentos naturais

  • LIMÃO – pode ser usado em sucos, gargarejos ou fazer parte de chás, como este: Faça uma infusão de três folhas de orégano fresco em 500ml de água fervente, deixando por vinte minutos. Acrescente o suco de um limão e adoce com mel a gosto. Beba durante o dia em pequenas doses.
  • CIPRESTE – colher uns galhos ou pinhas de cipreste, lavar e colocar num vidro, cobrindo-os com álcool ou bebidas bastante alcoólicas, como cachaça, etc.Essa tintura estará pronta para ser usada no dia seguinte, mas a partir daí pode ser guardada e usada durante anos! Para a rouquidão ou hipofonia, usa-se 5 ou 6 gotas da tintura em uma colher de sopa de água ou chá, podendo ser tomada até três vezes ao dia. Em poucas horas os resultados já são notados!
  • GENGIBRE – cortar um pedaço de raiz de gengibre bem fininho e colocar num vidro, cobrindo-o com mel. Essa mistura fermenta e pode ser usada para tratar a garganta e abrir a voz de quem necessita usá-la no dia a dia.
  • CENOURA – Ferva numa panela: 3 xícaras de chá de água, uma cenoura ralada e 1 rodela de abacaxi sem casca picado, por cinco minutos. Coe e adoce com três colheres de sopa de mel. Tome 4 colheres de sopa por dia.

 

Descrição: Dicas para acabar com a rouquidão

Ficar sem voz é um pesadelo para qualquer pessoa, devido às dores que gera o fato de não poder falar, mas é mais comum ocorrer em pessoas que trabalham com a sua voz como: professores, locutores, cantores, etc. É por isso que, muitas vezes precisamos de remédios caseiros para tratar a rouquidão e tentar assim recuperar a voz o quanto antes.

Cebola e limão

Uma boa dica para acabar com a rouquidão e recuperar a voz consiste em fazer um preparado com cebola e limão, já que entre os benefícios da cebola, além de ser um grande expectorante, também ajuda a recuperar a voz.

Para isso, deverá pelar uma cebola e cortá-la a meio, de seguida, pique-a e ponha-a num recipiente pequeno. Por outro lado, pode espremer o suco de um limão e adicioná-lo depois ao recipiente com a cebola. Cubra esta mistura com água e deixe repousar durante a noite inteira. Na manhã seguinte, coe o preparado e beba-o lentamente para curar a sua rouquidão.


Tomilho

Outro remédio natural contra a perda de voz é baseado numa das principais ervas aromáticas e medicinais: o tomilho, muito usado para tratar condições nas vias respiratórias, uma vez que atua como antiséptico e expectorante.

Consiste em escaldar tomilho num recipiente com água quente, apenas escaldá-lo e não fervê-lo. Deixe-o repousar na água durante uns 10 minutos e coe-o. Esprema também o suco de meio limão e adicione-o ao líquido resultante do tomilho, junto com uma colher de sopa de mel. Recomenda-se tomar uma xícara deste preparado por dia durante uma semana.

Descrição: Gengibre

Gengibre


Para recuperar a sua voz, também pode experimentar o gengibre, um tubérculo que além de servir como condimento na cozinha, conta com propriedades medicinais e é bastante recomendado para as condições da garganta.

Se quer usar esta dica para se livrar da rouquidão, pode chupar diretamente um pedaço desta raiz ou preparar uma tisana à base de raiz de gengibre, junto com suco de limão e mel.