Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: C:\Users\Ervas\Desktop\ervas e doencas\aborto_arquivos\image001.jpg

Voltar a pagina inicial

Tosse

Fone 43 3325 5103

Chá de Gengibre e Canela para Tosse

O chá de gengibre e canela é um ótimo remédio caseiro para a tosse especialmente para tosse com catarro porque o gengibre tem propriedades expectorantes.

Ingredientes:

5 cm de gengibre

1 pau de canela 

1 litro de água 

Modo de preparo:

Ferver a água e depois com o fogo desligado, deve-se, então, acrescentar a canela e o gengibre. O chá deve ser coado e não necessita ser adoçado

O indivíduo com tosse deve beber 2 xícaras do chá ao dia. O chá de gengibre e canela tem um sabor muito agradável, podendo ser bebido frio ou quente. Sendo um ótimo refresco para o verão.

O chá de gengibre e canela ajuda a diminuir a tosse porém a tosse pode ser acompanhada de outros sintomas como dor no corpo e por vezes febre quando aparece acompanhada de febre é importante consultar o médico.

Como acabar com a tosse seca

PUBLICIDADE

(Médico)

Uma boa forma para acabar com a tosse seca é manter a garganta limpa e úmida, fazendo gargarejos com água morna e sal, por exemplo, pois o sal combate os micro-organismos que provocam a tosse.

Além disso, existem outras dicas que podem ajudar a aliviar a tosse seca, incluindo:

  • Beber chá morno de Equinácea ou Gengibre, 4 a 5 vezes por dia, pois a água morna ajuda a hidratar a garganta enquanto a equinácea ou o Gengibre ajudam a fortalecer o sistema imune;
  • Tomar 2 copos de suco de laranja com acerola por dia, porque a vitamina C ajuda a fortalecer o sistema imune, reduzindo a tosse;
  • Fazer nebulizações com soro fisiológico 2 a 3 vezes por dia, para ajudar a liberar pequenas secreções que possam existir, aliviando a tosse;
  • Chupar uma bala de mel ou de fruta as vezes necessárias, estimulando a produção de saliva e diminuindo a irritação da garganta;

Para facilitar a hidratação da garganta e diminuir as chances de uma crise de tosse, outra dica importante é acrescentar mel ao chá morno ou tomar 1 colher de mel todos os dias, pois é um excelente hidratante que diminui a irritação da garganta.

Porém, caso a tosse seca se mantenha por mais de 1 semana, é recomendado consultar um clínico geral para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento com xaropes para tosse seca, como Bisoltussin ou Mucosolvan, 3 a 4 vezes por dia ou anti-histamínicos como a Cetirizina.

Xarope caseiro para tosse

PUBLICIDADE

Este xarope caseiro para tosse com catarro constitui um ótimo remédio caseiro porque ele possui propriedades expectorantes que vão ajudar a eliminar as secreções presentes nas vias aéreas, solucionando a tosse em poucos dias.

No entanto, se além da tosse houver: febre, mal estar, catarro verde ou falta de ar, isto pode indicar bronquite aguda ou pneumonia e por isso uma consulta médica é indicada. Veja como fazer o xarope caseiro para tosse:

Ingredientes

Modo de preparo

Passar na centrífuga o maço de agrião fresco e ao suco puro do agrião adicionar a mesma quantidade de mel. A seguir leve a mistura ao fogo brando até engrossar e adquirir uma consistência semelhante ao do leite condensado. 

Recomenda-se tomar 1 colher (de sopa) deste xarope, de 3 a 4 vezes ao dia, sendo a última vez antes de dormir.

Xarope caseiro para tosse com anis

O xarope caseiro para tosse com anis também é um bom remédio caseiro para tosse.

Ingredientes

  • 500 ml de água
  • 1 colher (sopa) de semente de anis 
  • 1 colher (sopa) de raiz de alcaçuz seca
  • 1 colher (sopa) de tomilho seco
  • 250 ml de mel 

Modo de preparo

Colocar num panela a água, o anis e o alcaçuz , para ferver durante 15 minutos. A seguir, retire esta infusão do fogo e adicione o tomilho e deixe descansando tampada, até esfriar. A seguir, coe e acrescente o mel e aqueça em fogo brando, mexendo sempre até que fique uma mistura homogênea.

Pode-se tomar sempre que necessário e pode ser conservado na geladeira por um período máximo de 3 meses, num frasco de vidro bem tampado.

Dicas para combater a tosse

Outras dicas úteis para combater a tosse são:

  • Evitar as correntes de ar;
  • Manter a garganta hidratada, ingerindo pequenos goles de água várias vezes ao dia;
  • Fazer inalação com 1 litro de água fervente e 1 gota de óleo essencial de manjerona, tomilho, gengibre ou hissopo, pois eles possuem propriedades descongestionantes, sendo muito úteis contra tosse com catarro.

​​Estas últimas plantas medicinais também podem ser utilizadas da mesma forma para banho de imersão, sendo indicado também para crianças e bebês.

Principais causas e como curar a tosse seca persistente

Dr. Arthur Frazão (Médico)

A tosse seca persistente possui diversas causas e por isso é importante procurar um médico clínico geral para que a sua causa seja descoberta e para que ele indique o tratamento adequado.

A tosse seca noturna pode ser causada por uma reação alérgica e, neste caso, o melhor a fazer é combater a alergia, com o uso de um remédio anti-histamínico como a Loratadina, por exemplo. Entretanto, deve-se descobrir a causa da alergia e evitar a exposição a esta causa.

Tosse seca persistente, o que pode ser:

As causas da tosse seca persistente podem ser:

  • Alergia à poeira;
  • Alergia ao pelo de animais domésticos;
  • Alergia ao pólen das flores ou de determinadas árvores;
  • Refluxo gastroesofágico;
  • Problemas cardíacos.

O indivíduo que sofre com a tosse seca deve marcar uma consulta com um clínico geral para que ele possa solicitar exames a fim de identificar a causa da tosse e então indicar o melhor tratamento.

A tosse seca persistente que após algum tempo se apresenta com catarro pode ser tuberculose e neste caso é importante marcar uma consulta com um pneumologista para que ele indique o melhor tratamento.

Como curar a tosse seca persistente

O tratamento para a tosse seca persistente deve ser direcionado para solucionar a sua causa. No caso de tosse seca de causa alérgica, além do uso dos medicamentos receitados pelo médico, é importante:

  • Beber, no mínimo, 1,5 litros de água por dia: a água ajuda a manter as vias aéreas hidratadas e diminui a irritação da garganta;
  • Tomar 1 colher de sopa de xarope de cenoura ou de orégano cerca de 3 vezes por dia: estes xaropes possuem propriedades antitússicas, diminuindo os acessos de tosse. Veja como fazer estes xaropes em: Xarope caseiro para tosse seca;
  • Beber 1 xícara do chá de hortelã cerca de 3 vezes por dia: a hortelã tem ação tranquilizante, antitússica, mucolítica, expectorante e descongestionante, ajudando a aliviar a tosse. Para fazer o chá basta adicionar 1 colher (de chá) de folhas secas ou frescas de hortelã em uma xícara de água fervente. Deixar repousar por 5 minutos, coar e beber a seguir.
  • Tomar remédio para tosse seca persistente sob orientação médica: um bom remédio é o Paracetamol + Codeína, pois ele atua no centro da tosse inibindo este reflexo. Quando a tosse seca é causada por alergia, um ótimo remédio é a Cetirizina;
  • Evitar a poeira dentro de casa, o contato com animais e a fumaça do cigarro: estas substâncias podem ser as causadoras da tosse seca persistente e, por isso, devem ser evitadas.

Casos de tosse seca persistente por mais de 1 semana, merecem mais atenção, especialmente se o indivíduo tiver asma, bronquite, rinite ou qualquer outra doença respiratória crônica. Ela pode significar uma piora do quadro e a necessidade de tomar medicamentos anti-histamínicos ou corticoides.