Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: C:\Users\Ervas\Desktop\ervas e doencas\aborto_arquivos\image001.jpg

Voltar a pagina inicial

Tuberculose 

Fone 43 3325 5103

Remédios Caseiros para Tuberculose

A tuberculose é uma doença causada por um bacilo, aguda e infecciosa que envolve basicamente os pulmões, embora também possa afetar qualquer órgão do corpo. Trata-se de uma condição que pode causar muitas complicações de saúde e chegar a ser fatal, por isso é importante buscar o tratamento se você suspeitar que sofre. Mas também existem alguns remédios caseiros que são de grande ajuda para aliviar os sintomas desta condição, a seguir você vai conhecer alguns deles e aprender a prepará-los

A tuberculose é uma doença muito aguda e infecciosa, causada pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis), que envolve basicamente os pulmões, embora também possa afetar qualquer órgão do corpo, tais como os rins, intestinos e os ossos hastalos.

A cada ano, milhões de pessoas são infectadas, especialmente em lugares como Ásia e África. As pessoas com vírus HIV e AIDS são muito vulneráveis, já que os seus sistemas imunológicos não contam com a força necessária para combater esta doença.

A tuberculose se propaga através de gotículas infectadas que são expelidas por pessoas doentes ao tossir ou espirrar.

Existem condições que facilitam o contágio da tuberculose, tais como:

  • Lugares mal ventilados ou onde as pessoas estão em um confinamento permanente como as prisões superlotadas.
  • Fumar.
  • Consumir alimentos contaminados ou não pasteurizados (tuberculose que afeta o aparelho digestivo).

Os sintomas da tuberculose são, em primeiro lugar, muito semelhantes aos da gripe, com mal-estar generalizado, perda de apetite, tosse seca, suores noturnos, dor no peito e febre baixa.

No entanto, como a doença progride, os sintomas pioram. Apresenta-se uma tosse com expectoração e se observa que o paciente perde peso, tem fadiga crônica e falta de ar. Posteriormente, a expectoração contém sangue e pode afetar a voz que se converte em um sussurro.

Remédios Caseiros para Tuberculose

  • Coloque duas colheres de sopa de calêndula em um copo de água que está fervendo. Cubra e deixe esfriar. Tome uma xícara por dia. A calêndula possui propriedades anti-inflamatórias.
  • Misture 1 colher de sopa de equinácea com 1 de pau d’arco em um copo de água. Ferva durante 3 minutos. Tome uma xícara por dia. A equinácea é um antioxidante que estimula o sistema imunológico (essencial, no caso da tuberculose), enquanto que o pau d’arco purifica o sangue e atua como agente antibacteriano e antitumoral. Beba 1 xícara desta infusão todos os dias. Não tome mais de seis semanas consecutivas.
  • Tome um suco de uva diariamente para desintoxicar os pulmões e as vias respiratórias, facilitando a recuperação, fornecendo proteínas reparadoras.
  • Realize vaporizações onde você mistura 2 colheres de sopa de vinagre em um quarto de litro de água, a fim de purificar os pulmões.
  • Consuma, em saladas e sucos, uma abundante quantidade de aspargos e agrião. Ambos estimulam o funcionamento imunológico, fortalecendo o pulmão (principalmente o agrião) e são anticancerígenos.
  • Tome diariamente suco de abacaxi fresco com cenouras.
  • Ferva 250 gramas de sementes de cacau em um litro de água durante 10 minutos. Retire do fogo, deixe esfriar e beba para aliviar a tosse.
  • Moa as sementes de cacau e combine com óleo de amêndoa. Bata até obter uma massa homogênea. Aplique na forma de cataplasmas, no tórax (quando a tosse é brônquica).
  • Prepare uma decocção em porções iguais de passas e uvas em cerca de 30 gramas em um litro de água. Ferva durante 10 minutos. Beba um copo em dias alternados.
  • Remova o osso de um punhado de tâmaras e triture em um almofariz de mármore. Adicione um pouco de água até obter um xarope de propriedades similares a de cozimento. Tome cada vez que se apresentar um acesso de tosse, ou quatro vezes ao dia. Este remédio aumenta o apetite e diminui os suores melhorando o estado geral de saúde do paciente.
  • Aplique compressas de água quente na garganta.
  • Coloque em um litro de água, 25 gramas de raízes de marshmallow bem secas e deixe em infusão durante 10 minutos. Depois deixe ferver o cozimento durante mais 10 minutos, e em seguida, deixe em infusão. Apenas coe quando servir. Beba quatro xícaras por dia, quente e adoçado com mel.
  • Coloque em 300 mililitros de água 25 gramas de folhas de avencas. Prepare a infusão e deixe repousar durante 24 horas. Coe e acrescente 150 gramas de açúcar e 50 gramas de mel. Coloque no fogo e mexa até obter uma densidade de xarope, não de caramelo. Tome quatro colheres de sopa longe das refeições. Este remédio é utilizado para combater a tosse.

Recomendações

• Vá, assim que possível, a um médico quando suspeitar que tem tuberculose, já que um diagnóstico precoce ajuda a combater a doença.

• Adote uma dieta com abundância de frutas e vegetais crus. Também se aconselha o consumo de brotos de alfafa, peixe, aves, grãos integrais e alho.

• Inclua na dieta iogurte sem açúcar e kefir se você estiver tomando antibióticos para ajudar o trato gastrointestinal e aumentar a absorção de nutrientes.

• Não fume, já que é nocivo para a saúde, especialmente, quando existe uma infecção pulmonar.

• Não consuma bebidas alcoólicas, pois pode afetar a capacidade do sistema imunológico para combater a doença.

• Evite o estresse. É necessário que a pessoa com tuberculose descanse, tome sol e respire ar fresco.

• Evite tomar medicamentos que contenham cortisona, porque suprimem a função imunológica e dificulta o tratamento da tuberculose.

• Mantenha uma adequada higiene pessoal e evite tossir sem proteger a boca e o nariz.

URL to article: http://www.saudedicas.com.br/remedios-caseiros/remedios-caseiros-para-tuberculose-2513437

 

Tuberculose – Amenize os sintomas com tratamentos naturais

Por Anna de Cássia

 

Descrição: Tuberculose

Tuberculose – Amenize os sintomas com tratamentos naturais

Por Anna de Cássia

________________________________________

 

Imagem: Reprodução

Trata-se de uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que afeta principalmente os pulmões. Mas apesar de não ser muito comum, a tuberculose  pode agredir também os rins, ossos, órgãos genitais, intestino delgado e até mesmo a meninge, que é uma finíssima membrana que envolve o cérebro e é muito importante para o funcionamento dele.

A transmissão da bactéria é de forma direta, ou seja, pode ser passada de pessoa à pessoa com a tosse, o espirro e as pequenas gotas de saliva que saem da boca enquanto falamos. Por isso deve-se evitar ambientes fechados e muito aglomerados, que são a maneira mais fácil de pegar tuberculose. Outra maneira de prevenção  da tuberculose é vacinar as crianças com a BCG – contraindicado para crianças soropositivo –.

Entretanto, nem sempre a bactéria consegue desenvolver a doença no organismo, pois o sistema de auto defesa do corpo combate bem essa bactéria. Contudo, há fatores que aumentam as chances de um indivíduo desenvolver a doença, como má alimentação, tabagismo, alcoolismo, falta de higiene ou qualquer outro fator que abaixe a imunidade.

Sintomas

Por apresentar sintomas muito parecidos com os da gripe, muitas pessoas não dão a devida importância a eles e por isso é difícil descobrir a doença, e quando descoberta já está muito avançada. Por isso é importante observar bem todos os sintomas, pois alguns se apresentam mais fortes e mais demorados que os da gripe.

Tosse seca e contínua no início

Depois tosse com presença de secreção (pode durar até 4 semanas)

Às vezes pode chegar a uma tosse com pus ou sangue

Cansaço excessivo

Fraqueza

Rouquidão

Febre baixa

Falta de apetite

Emagrecimento acentuado

Sudorese noturna

Palidez

Dificuldade de respiração em casos muito extremos

Tratamento da tuberculose

O tratamento da doença é feito com antibiótico, e apenas o médico pode dizer qual o remédio ideal para combater a bactéria da doença. Não se automedique, nem interrompa o tratamento com o antibiótico antes do prazo estabelecido pelo médico – que normalmente dura seis meses – pois mesmo que os sintomas tenham desaparecido, a bactéria continua ali e pode voltar ainda mais forte.

Existe também uma série de remédios caseiros que amenizam os sintomas da patologia, para auxiliar no tratamento com antibiótico. Alguns alimentos, acrescentados ao cardápio diário, podem colaborar para o controle dos sintomas. É o caso da cebola, das sementes de mamão, do suco de acerola e do chá de limão com mel. O chá de alho e própolis e o xarope de agrião também têm muitas propriedades.

Chá de alho e própolis

Bata no liquidificador 3 dentes de alho grandes, 30 gotas de própolis e ½ xícara de chá de suco de limão;

Dividir o suco em 4 doses e tomar uma ao acordar, uma antes do almoço, uma antes da janta e outra antes de dormir.

Xarope de agrião

Lave o agrião e o passe numa centrífuga ou máquina de moer carne;

Quando estiver com um aspecto de massa, coloque em um pano e esprema bem;

Meça a quantidade de caldo que saiu da massa de agrião;

Para cada 300 g de suco de agrião, acrescente 400 g de mel e meia clara de ovo batida;

Leve ao fogo e não pare e mexer;

Quando começar a ferver remova a espuma;

Deixe ferver por mais um tempo, até que o tamanho do líquido suba;

Quando subir, desligue e espere esfriar;

Quando estiver frio coe e transfira para um pote de vidro que possa ficar bem vedado;

Tomar meia xícara do xarope 3 vezes ao dia.